• Dra. Bárbara Lobo - CEO Amhura

CRISE AMBIENTAL: Dilemas sobre o século XXI



    Quando discutimos a questão ambiental da perspectiva do consumo, reiteramos a preocupação com recursos ambientais não renováveis, a ausência de ações efetivas de proteção e preservação ambiental e a poluição como um impacto negativo no meio ambiente. É crucial reforçar que o processo de poluição e a  escassez de recursos naturais contribuem para a perda de biodiversidade, afetando a qualidade ambiental e  a capacidade de suporte do planeta em absorver os resíduos que causam a degradação dos recursos renováveis​​ e sua autorrenovação.
É necessário reduzir  pressões sobre os recursos ambientais,  minimizar desigualdades socioeconômicas e, assim, promover a busca por justiça social e proteção ambiental. Pensando em como resolver a crise ambiental e social, precisamos desenvolver  ações conjuntas visando colaborar com o futuro da Terra.
Terra, falhamos com você. Resolver a crise ambiental é uma causa urgente, afinal, o aquecimento global e o colapso social estão impactando o desenvolvimento das sociedades.
Sabemos que o problema foi causado pelas indústrias de combustíveis fósseis. Essa crise começou nos anos noventa e os sistemas políticos mundiais facilitaram um aumento de sessenta por cento nas emissões globais desde então. 
Uma emergência climática não é um pedido retórico de ação climática acelerada, mas, justamente um apelo a uma grande transição da economia baseada na queima de combustíveis fósseis, no aumento da produtividade e consumo. Outrossim, a resposta sobre o aquecimento global e a crise climática tem sido definida pela ciência.
Ainda que algumas pessoas duvidem dessa realidade, nenhuma economia sobreviverá em um planeta morto. Portanto, devemos combater o aquecimento global em ações que impulsionem a eficiência energética, diminuindo e, principalmente, substituindo o uso de combustíveis fósseis por energias alternativas. Precisamos reflorestar, restaurar os ecossistemas e desenvolver ações pautadas na educação ambiental, gestão ambiental e no desenvolvimento sustentável. 









AMHURA © 2018. All RIGHTS RESERVED. CREATED BY GOOPLAY